MOTIVAÇÃO....cadê você ??? A BASE DO QUINTETO DA APROVAÇÃO


Olá amigos,

Antes de mais nada, quero agradecer mais uma vez pelos parabéns que venho recebendo quanto aos artigos colocados no Blog. Isso só me deixa mais motivado ainda em sempre procurar ajudar-lhes da melhor forma possível. E por falar em motivação, esse será o nosso tema de agora.
Permitam-me usar o meu caso de motivação por um instante. Me senti motivado em função de alguma coisa, certo? tem algo que vai fazer com que eu sempre venha aqui no Blog colocar uma notícia, postar um artigo etc. O que me leva a fazer isso, mesmo depois de já ter passado em um concurso público onde eu poderia muito bem já ter me distanciado de tudo isso? A resposta é simples. 
Uma MOTIVAÇÃO. No meu caso, compartilhar com vocês um pouco da minha experiência adquirida durante o período em que estive vivendo o que vocês estão passando agora. E qual a motivação de vocês em digitar www.blogdofm.com para ler o que um cara que vocês nunca viram na vida escreve? Talvez a necessidade em buscar uma simples palavra amiga, de quem já passou pelas mesmas dificuldades, de se espelhar em alguém que já obteve êxito naquilo que vocês ainda pretendem. Enfim, já perceberam aonde quero chegar?
Meus amigos, MOTIVAÇÃO é uma coisa muito pessoal, mas ninguem consegue fazer nada sem ela. Somos movidos à motivação. Essa é a verdade. Trabalho, relacionamento amoroso, diversão. Tudo acaba se deperando com a motivação, ou a falta dela. Estudar para concurso público então, nem se fala. A motivação deve ser renovada a cada dia. Passamos por momento de altos e baixos terríveis. Eu sei. Mas vocês precisam se esforçar ao máximo para que os momentos de altos tenham um superávit frente aos momentos de baixa. " Ah FM, mas falar é fácil, não é você que está passando pelo que estou passando." Gente, problemas todo mundo tem, cada um com os seus, cada um com os seus obstáculos, as suas dificuldades a mais ou a menos. Agora, o quanto você vai fazer isso se tornar um obstáculo rumo à conquista que você próprio almeja, isso é com você.
Todo mundo tem a mesma capacidade de passar num concurdo público. Só que tem pessoas que tem mais dificuldade de concentração, de disciplina, de manter o foco naquilo que quer, e outras que não gostam mesmo de estudar. Mas capacidade todo mundo tem.
Procure encontrar a sua própria motivação e concentre seu pensamento nisso.
Na época que estava estudando para concursos, eu estudava por volta de 12 horas/dia de segunda a sexta e mais umas 8 horas no Sábado e Domingo. Claro, não estava trabalhando, nem namorando, nem tinha filhos. Tudo conspirava para que pudesse estudar tantas horas assim e procurando sempre manter também a QUALIDADE dessas horas estudadas, fator essencial esse. Não foi nem só 1 ou outro dia em que tive dificuldades para seguir em frente, foram vários dias pessoal. Mas sempre que numa bela manhã de Domingo acordava desanimado para enfrentar mais um dia de estudo, eu me agarrava a tudo aquilo que me motivava a pegar minha velha motoca e ir para a biblioteca com minha mochila nas costas e uma esperança no coração. Eu sei que as vezes o sonho parece tão distante né. Mas acredite, é você mesmo o autor e ator principal dessa novela. Você está escrevendo um pouco da sua história a todo momendo, e cabe a você decidir como será o final disso tudo.
Se você tem 1 horinha apenas pra estudar por dia, que seja estão, mas procure a motivação que vem lá de dentro para que nessa hora você faça um verdadeiro milagre, e que o resultado seja aquele que você tanto sonha, tanto quer e tanto persiste. Garanto a você que a recompensa vem somente para aqueles que não desistem. " Ah, mas porque fulano já passou no concurso e eu não? isso é injusto, eu sou burro ou Deus não me ama?" Meus amigos, tudo na vida tem seu devido tempo. Você vai escolher ficar revoltado com tudo e com todos? ou parar um pouquinho pra pensar em talvez aonde você está errando que não consegue a sua tão almejada aprovação? no que estará faltando pra você? Pouquíssimos concurseiros param pra fazer uma auto-análise crítica do seu projeto de estudos, isso quando tem um né....rsrs. Na maioria das vezes estudam apenas por rumo e seja o que Deus quiser (mas isso é assunto para o PLANEJAMENTO).
Queto finalizar esse artigo com a seguinte mensagem: eu considero a motivação o elemento mais importante do quinteto da aprovação. Sem ela não há planejamento, não há disciplina, não há foco e perde-se a fé. Procure a sua motivação e agarra-se nela. Tenho certeza que os resultados serão outros a partir daí. Aconteça o que acontecer, não desista dos teus sonhos. Afaste-se de pessoas que só lhe deixam pra baixo, de quem só abre a boca pra lhe jogar um balde de água fria, de tudo aquilo que não vá somar nos seus estudos e na sua vida de um modo geral, é claro.
Eu comecei a estudar pra concursos em Janeiro/2008, em Agosto/2008 pedi demissão na empresa privada que trabalhava, em Fevereiro/2009 fui aprovado no 1° concurso, em Maio/2009 tomei poss eno meu 1° cargo público. Em junho/2010 no meu 2° cargo público, e em Agosto/2010, no cargo de AFT.
Meus amigos, é íncrivel como tudo isso muda a vida da gente. Quem me vê hoje, as vezes diz assim: "olhá lá, que vidão, cargo bom, ganha bem, vida boa, tá feito." É né, mas não sabe o que a gente passa pra chegar nesse ponto. Os momentos de angústia, de tristeza, de inferioridade, de vontade de abandonar tudo, de impotência. Enfim, só quem estuda mesmo pra concurso pra dar valor depois numa aprovação, por mais singelo que for o cargo que for aprovado.
Que Deus derrame uma chuva de motivação em todos vocês, e que ela permaneça. Repita isso todo dia:
Eu quero, eu posso e eu vou conseguir!!! Eu quero, eu posso e eu vou conseguir!!!
Eu quero, eu posso e eu vou conseguir!!! Eu quero, eu posso e eu vou conseguir!!!
Eu quero, eu posso e eu vou conseguir!!! Eu quero, eu posso e eu vou conseguir!!!

Faço questão de deixar aqui 2 músicas que foram minha TRILHA SONORA na preparação para os concursos:
RENATO RUSSO - QUEM ACREDITA SEMPRE ALCANÇA

VIDA RELUZ - CONFIA EM MIM
tome um chá de motivação todo dia de manhã, não deixe a peteca cair, pois essa á uma plantinha a ser regada todo santo dia, que nem a plantinha do conhecimento, senão ela vai perdendo força, e depois fica muito difícil de mantê-la viva.
um grande abraço amigos,

saúde e paz a todos,     Fernando Miguel - Site Concurseiros 24 Horas
      

4 comentários:

Anônimo disse...

boa!!sem motivação fica complicado!!

Anônimo disse...

Com certeza.., as motivações vão surgindo quando vemos ao nosso redor tudo que aconteçe q estamos ficando atrasados.

Anônimo disse...

Concordo plenamente, vivo isso sempre.
Tenho que levantar a cabeça e continuar.

Marcel Santana disse...

Gostei da Mensagem. Acharia interessante se vc destacasse os momentos mais difíceis na sua cruzada de estudos e mostrasse o que vc aprendeu em cada um deles.

Saber mais da vida de um concurseiro profissional é sempre bacana