Profissional precisa desenvolver liderança para se manter na empresa

 

Em um passado não muito distante, para se manter em um emprego, bastava ao profissional cumprir suas tarefas da melhor maneira possível. Hoje, entretanto, a realidade é bem diferente e a manutenção do emprego passa por diversas variáveis, entre elas, o espírito de liderança.
De acordo com o presidente da Slac (Sociedade Latino Americana de Coaching), Sulivan França, desenvolver características antes restritas apenas aos líderes é essencial para que as pessoas evoluam na carreira, mesmo que o objetivo não seja conseguir um cargo de liderança.
“Hoje, as empresas estão com a filosofia de fazer mais por menos. Elas querem crescer com o menor custo possível, então, é interessante que os profissionais desenvolvam o espírito de liderança, mesmo que não assumam cargos de gerência”, explica.
Principais características
Ainda segundo França, desenvolver competências ligadas ao perfil de liderança, além de ser mais um componente que ajuda a manter um emprego, pode auxiliar o profissional a se destacar na empresa e a conseguir, por exemplo, uma promoção.

“Para uma empresa, é muito mais interessante ter um profissional com iniciativa, com poder de influenciar pessoas, de motivar e agregar, do que um simples cumpridor de tarefas”.

Dentre os principais atributos que devem ser desenvolvidos pelos profissionais, ele destaca o planejamento, a organização, a capacidade de se comunicar, de inovar, além da habilidade em gerenciar, treinar e desenvolver outros profissionais.

Contudo, vale lembrar que as competências a serem desenvolvidas vai depender da necessidade de cada pessoa.

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