Em um passado não muito distante, para se manter em um emprego, bastava ao profissional cumprir suas tarefas da melhor maneira possível. Hoje, entretanto, a realidade é bem diferente e a manutenção do emprego passa por diversas variáveis, entre elas, o espírito de liderança.
De acordo com o presidente da Slac (Sociedade Latino Americana de Coaching), Sulivan França, desenvolver características antes restritas apenas aos líderes é essencial para que as pessoas evoluam na carreira, mesmo que o objetivo não seja conseguir um cargo de liderança.
“Hoje, as empresas estão com a filosofia de fazer mais por menos. Elas querem crescer com o menor custo possível, então, é interessante que os profissionais desenvolvam o espírito de liderança, mesmo que não assumam cargos de gerência”, explica.Principais características
Ainda segundo França, desenvolver competências ligadas ao perfil de liderança, além de ser mais um componente que ajuda a manter um emprego, pode auxiliar o profissional a se destacar na empresa e a conseguir, por exemplo, uma promoção.
“Para uma empresa, é muito mais interessante ter um profissional com iniciativa, com poder de influenciar pessoas, de motivar e agregar, do que um simples cumpridor de tarefas”.
Dentre os principais atributos que devem ser desenvolvidos pelos profissionais, ele destaca o planejamento, a organização, a capacidade de se comunicar, de inovar, além da habilidade em gerenciar, treinar e desenvolver outros profissionais.
Contudo, vale lembrar que as competências a serem desenvolvidas vai depender da necessidade de cada pessoa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário