Que perguntas fazer numa entrevista?

 

Inúmeras dúvidas povoam a mente de profissionais em transição de carreira quando são abordados e convidados a participar de um processo seletivo. Entretanto, nenhuma delas é mais inquietante do que a indagação: "Que perguntas posso ou devo fazer numa entrevista?"

É bom lembrar que nem tudo o que se deseja perguntar durante uma entrevista deve ser feito. Charles H. Spurgeon, pregador batista reformado inglês, 1834-1892, em Lectures to My Students, escreveu: "Não creia em metade do que você ouve; não repita metade do que você crer quando ouvir uma notícia negativa. Divida-a por dois, depois por quatro, e não diga nada acerca do restante dela".
Em outras palavras, perguntas que podem deixar o entrevistador em situação desconfortável devem ser evitadas a qualquer preço. E, se feitas, devem ser apenas fraseadas após o recebimento de uma oferta concreta de trabalho. Esse é o melhor momento, pois demonstrará grande preocupação ética e com a governança corporativa.

Caro leitor, aqui estão algumas perguntas que podem ser feitas sem que causem embaraço ao entrevistador:
  • Gostaria de saber com mais detalhes sobre o escopo dessa posição. É possível?
  • A sua empresa deve ter uma fotografia do candidato ideal para o exercício dessa posição. Qual é o seu perfil?
  • Por que esta vaga está em aberto? Quais as melhores qualidades do profissional que a ocupou anteriormente? Que tipo de sucesso obteve?
  • O que a sua companhia espera do profissional a ser contratado? Existe algum projeto específico? Qual é ele?
  • Quais são os planos de expansão de sua empresa para os próximos 10 anos?
  • Quais são as oportunidades de avanço e de desenvolvimento pessoal e profissional em sua empresa?
  • Quais são os critérios de avaliação profissional empregados por sua empresa a fim de determinar o grau de contribuição de um profissional?


Caro leitor, existem centenas de perguntas que podem ser feitas por ocasião de uma entrevista. Entretanto, lembre-se que elas precisam ter objetivos bem específicos - esclarecer dúvidas, adicionar novas e importantes informações, ajudá-lo a definir se verdadeiramente deseja trabalhar nessa empresa, etc. Caso contrário, suas indagações podem parecer como "reza chinesa" - elas são meras repetições de discursos antigos.

2 comentários:

Tuxjr disse...

Parabens pelos videos.. vc selecionou a dedo obrigado...

Ricardo Freitas disse...

Sim! Foi selecionado a dedo para todos internautas do nosso site Concurseiros Onlines.!!