Colunista tira dúvidas sobre concursos; assista o video


Como escolher o concurso que mais se encaixa no meu perfil? Esta e outras perguntas são respondidas pela especialista em concursos Lia Salgado,* colunista do G1, neste primeiro tira-dúvidas em vídeo. As questões foram gravadas durante a Feira da Carreira Pública, realizada em setembro, no Rio, mas as próximas edições terão perguntas enviadas pelos internautas.
Visitante da feira, Bruno Torres questionou Lia sobre como escolher a oportunidade que mais combinasse com ele. Segundo ela, para decidir qual concurso prestar, primeiro é preciso conhecer a atividade exercida naquele cargo. "Tem a ver com você? Não pode ser algo que te deixe desconfortável de acordar todo dia para fazer aquele trabalho", ensina.
Também é importante verificar o salário, se ele se encaixa nas suas necessidades. A localização também é importante. É preciso avaliar se existe a possibilidade de mudar de cidade. Se não, o candidato deverá prestar apenas concursos municipais ou então estaduais/federais desde que tenham vagas em sua cidade.


Como ter resistência para estudar tanto?

Daiane Calixto perguntou a Lia qual o segredo para conseguir estudar por longas dez horas todos os dias. Segundo a colunista, a "maratona" de estudos exige preparação gradual, como a de um atleta.  "É questão de condicionamento físico e também de condicionar o cérebro", explica. "Comece estudando 1h30 de manhã e mais 1h30 à tarde. Se fizer isso todos os dias, já está excelente. Aos poucos, vá aumentando o tempo".
Lia respondeu a Roberta Nascimento que a idade mínima para assumir um cargo público é de 18 anos. "Mas isso não impede que você já comece a estudar e faça provas, desde que, no momento da posse, já tenha 18 anos completos".
A última pergunta, de Solange de Souza, foi sobre como ler os editais: "As letras miúdas cansam". Segundo a colunista, a melhor forma de ler o edital é direto no site da organizadora do concurso. Os pontos mais importantes dos editais são as características dos cargos, para saber se pode concorrer, o salário e a descrição das vagas. Se o concurso interessar, é necessário estar atento ao período e à forma de inscrição, além do conteúdo que será pedido na prova.


* Lia Salgado, colunista do G1, é fiscal de rendas do município do Rio de Janeiro, é consultora em concursos públicos e autora do livro “Como vencer a maratona dos concursos públicos”

Um comentário:

Anônimo disse...

A banca examinadora pode trocar as palavras da questão .



Exemplo



Assinale a alternativa correta acerca do Núcleo de Atenção à Saúde da Família (NASF), criado para apoiar e fortalecer a Estratégia de Saúde da Família.



No entanto NASF significa Núcleo de Apóio à Saúde da Família, isso pode ser motivo para anulação da questão?